quarta-feira, 31 de março de 2010

Como Resolver Problemas de Filmes sem Áudio ou Imagem



Olá Pessoal,


Aproveitando uma pergunta da minha amiga Diane e, tbm por isso já ter acontecido comigo, trago hoje para vcs, algumas dicas importantes.


Sabe quando vc baixa aquele filme legal e depois
quando vai rodar está sem áudio? 
Aí vc deleta e baixa em outro site e fica sem imagem?


Pois é. Como resolver isso?


Simples assim: 
Se for filme sem imagem - Baixe plugins
Se for filme sem áudio - Baixe codecs


Não entendeu nada?
Calma que eu explico:


Antes de tudo vc deve observar o formato do filme que vc vai baixar.
Como se descobre isso?
Após o nome do filme tem 3 letrinhas que
chamamos  de extensão. É como se fosse o sobrenome do arquivo. 

Ex: Os três porquinhos.avi


Existem vários formatos de filmes: avi, dvd,  rmbv, wmv e por aí vai.

Para saber o significado,  achei algumas definições importantes para vcs entenderem melhor.

O que são?

RMVB -  significa RealMedia Variable Bitrate ou seja Realmedia de taxa de bits variavél, todos esses palavrões querem dizer apenas que é um formato da empresa "Realmedia" fabricante daquele player o Real Player muito utilizado antigamente e "Taxa de bits variavél" significa apenas que ele ajusta a quantidade de informação que ele vai guarda assim sendo numa cena que só tem preto onde não dá pra ver nada ele não vai utilizar uma grande quantidade de espaço pra gravar...

DVD (abreviação de Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc, em português, Disco Digital de Vídeo ou Disco Digital Versátil). Contém informações digitais, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados. O DVD foi criado no ano de 1996.

AVI é a sigla de "Audio Video Interleave". Trata-se de um formatoáudio e vídeo criado pela Microsoft cuja extensão oficial é .avi. É um dos formatos mais populares no mundo, sendo nativamente reconhecido pela maioria das versões do Windows e por todos os leitores de DVD que são compatíveis com o codec DivX. encapsulador de
AVI é uma forma de associação de entrelace de áudio e vídeo, cada um deles em suas respectivas proporções e particularidades. É um espaço em que se guarda informação. O AVI pode  conter uma faixa de vídeo codificada em um codec qualquer e na mesma faixa é possível associar um áudio em MP3.

WMV - Windows Media Video  é um comprimido de compressão de vídeo de formato para diversos proprietários codecs desenvolvido pela Microsoft . The original video format, known as WMV , was originally designed for Internet streaming applications, as a competitor to RealVideo . O formato do vídeo original, conhecido como WMV, foi originalmente projetado para aplicações de streaming de Internet, como um concorrente de RealVideo . The other formats, such as WMV Screen and WMV Image , cater for specialized content. Os outros formatos, como WMV Screen e Imagem WMV, servir de conteúdo especializado. Through standardization from the Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE),  WMV 9 has gained adoption for physical-delivery formats such as HD DVD and Blu-ray Disc . Através da normalização da Society of Motion Picture e Television Engineers (SMPTE), WMV 9 ganhou adopção de formatos de entrega física, tais como HD DVD e Blu-ray Disc


Agora que vc já sabe o que são formatos de filmes, vamos ver como podemos fazer para resolver o problema do filme sem som ou sem imagem.
Para que um vídeo seja lido pelo seu player ele tem que codificar e decodificar sinais e se ele não tiver todas as ferramentas necessárias ele simplesmente só vai ler os sinais de áudio ou só os de vídeo.
Essas ferramentas são chamadas de CODEC e PLUGIN.

O que são:

PLUGIN

Na informática, um plugin (também conhecido por plug-in, add-in, add-on) é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda.
Os exemplos típicos são os usados para exibição de figuras (por exemplo, o SVG, se um navegador não o suporta), para rodar arquivos multimídia, para criptografar e decriptografar e-mails (e.g.: PGP) num cliente de e-mail, ou para filtrar imagens em programas gráficos.
Uma aplicação pode utilizar tal técnica por diversos motivos, como permitir que desenvolvedores de software externos estendam as funcionalidades do produto, suportam funcionalidades antes desconhecidas, reduzir o tamanho do programa, ou até mesmo separar o código fonte de diferentes componentesincompatibilidade de licenças de software. devido a
CoDec é o acrônimo de Codificador/Decodificador, dispositivo de hardwaresoftware que codifica/decodifica sinais. 

Então vc terá que baixar  e instalar. Existem vários codecs e plugins na internet. Eu baixei o XP-Codec-Pack-2.5.1 ele roda tbm no sistema Vista e resolveu meu problema de áudio. Se vc tem um filme com som e sem imagem terá que baixar plugins. Vc vai achar vários no site do baixaki e outros como esse plugin:

http://www.baixaki.com.br/download/plug-in-do-windows-media-player-para-firefox.htm 

Alguns cuidados para vc observar antes de baixar:

Leia sempre as informações para saber se serve para seu sistema operacional,
 (Windows Vista, XP e etc.) e também preste atenção se serve para o seu navegador (explorer, firefox e etc). 

Depois que vc baixar e instalar, rode o filme novamente que ele vai funcionar.

Por hoje é só.

Boa Sorte! 

Fontes:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080708172735AAT8DHD
http://pt.wikipedia.org